Turma da Mônica ganha primeiro personagem gay

Primeiro veio a Turma da Mônica Jovem, depois a Luluzinha Teen e as editoras de quadrinhos brasileiros acharam que aumentariam suas vendas modernizando antigos personagens.

Agora o titio Maurício de Sousa dá um novo passo tentando introduzir (ui) assuntos mais maduros nas suas revistas. Dessa vez, resolveu criar um personagem gay! (O quê?!) Isso mesmo, um personagem homossexual. Caio será amigue da Tina e dará pinta pela primeira vez nas páginas do número 6 da revista Tina, neste mês. Confere a capa:

tina_6

Olha a bee amiga desmunhecando legal...

Na história “O Triângulo da Confusão”, “Tina marca um encontro misterioso com um amigo, o que deixa seu namorado e a Pipa bastante preocupados…”, palavras da Panini. No final, eles descobrem que Caio não passa de um amigo e que já está comprometido com outra bee – provavelmente a pintosa de topete que aparece na capa.

A Tina ainda faz um discurso todo bonito contra o preconceito. Agora, falar quem é o passivo e quem é o ativo da relação, nada. Tomara que nossa amigue Caio volte em outras edições e mostre para todas as crianças do nosso Brasil que é normal gostar de Lady Gaga, Madonna e ainda morder a fronha. Acho digno!

[Atualização 14.11] Dei uma olhada na revista e não era nada da boataria que tava rolando. O Caio não se assume.  O discurso da Tina é contra o preconceito das pessoas que acham que um homem e uma mulher não podem ser amigos – o que ainda é digno! Tudo fica BEM subentendido.  Mas não foi dessa vez.

[Atualização 17.11] Agora você podem ler a página que gerou toda a polêmica. Ele é, ou não é?


Anúncios

64 Comentários

Arquivado em Notícia no seu quadrinho

64 Respostas para “Turma da Mônica ganha primeiro personagem gay

  1. Pingback: Turma da Mônica ganha primeiro personagem gay

  2. A-may! 🙂 e tuitei! o/ Chupa essa BrasiU!

  3. igor

    nadave ele na capa parece normal tsc tsc *** deveriam fazer a tina diferente ela esta igual a seculos e tambem mudar a roupa da magali monica e cebolinha ejoei da mesma roupa deveriam por alguma coisa de rock nas revistinha os personagens vestidos com roupas de rockeiros ! seria mara

    • Pedro

      Sou muito a favor dos gays fazerem o que bem entenderem com o cu deles, mas as bibas resmungonas como você me enojam.

    • No way, Igor! Respeito, mas super discordo de ti. Não curti a Turma da Mônica Jovem, exatamente por quebrar o classicismo da coisa, como o Cascão tomar banho, por exemplo; soou como lição de moral descarada via HQ. A partir de 2005, 2006, as expressões dos personagens passaram a ter traços bem mais marcados e até pra isso eu meio que torci o nariz, embora, no fim e considerando o conjunto, tenha gostado bastante. Isso significa que eu possa ser conservadora demais, mas sustento que não acho que deva haver esse tipo de mudança.
      Quanto ao personagem gay, no entanto, amei! Esse é o tipo de inovação que precisa. É admirável ter personagens representando uma série de pseudo-minorias, como a Dorinha, o Bloguinho e o Luca. Se deram \o/

  4. Julia

    Faz tempo que nao acompanho mais a turma da mônica,mas pelo que lembro,creio que o namorado de Caio não está na capa,pq o ruivo é zecão -namorado de pipa- e o outro de topete deve ser o namorado da Tina(ja que no enredo fala sobre a desconfiança dele bla bla ba,aí meio que deve estar seguindo a namorada).
    É isso!
    Adorei a informação e vou comprar essa revista pra ver qual é do Maurício de Sousa
    =**

  5. Carol

    vao falar do doping da daiane dos santos tambem??
    ta virando uma epoca para crianças os gibis da turma da monica ein :DD

  6. Frank

    Legal, principalmente vendo que os dois não são “duas”, ja que no mundo gay, sempre pensam que só porque é gay, precisam se portar como mulher e agir como tal.

    Né, autor do texto.

    Inclusive, não vejo problema nenhum intimidade e zoação entre amigos gays, mas se a gente não se respeita e nos ajudamos, como a gente vai ter forças pra aguentar piadas dentro de um onibus ou no meio da rua de desconhecidos, usando os mesmos termos que mtos usam aqui?

  7. Jordana

    Achei a cara do adnet hein

  8. Caio

    Adorei a Homenagem ao meu nome! HUIAOHUAIOHAUIOHAI

  9. Guy

    Agora só falta o Xaveco se assumir e ficar toda pintosa junto com a Denise-Diva 😀

  10. Anderson Barretto

    Preconceito D.E.T.E.C.T.E.D – Tomara que nossa amigue Caio volte em outras edições e mostre para todas as crianças do nosso Brasil que é normal gostar de Lady Gaga, Madonna e ainda morder a fronha. Acho digno!
    Não é possível que em pleno 2010 praticamente um formador de opinião igual a você seja tão infeliz e desperdiça sua ironia assim. Acorda moleque, só se vive uma vez e rápido demais!

  11. Maurício de Souza ta saidinho!

  12. junior

    e tem esse negocio ae msm de quem gosta da lady gaga ou madona é gay nda v eu acho q o gosto da musica num diz c a pessoa é gay ou ñ
    eu curto a musica delas e tenho cereteza q ñ so gay

  13. vinicius

    oq tem gostar da Lady Gaga :@ todo mundo gosta dela –‘

  14. Cara, o”pintoso de topete” da capa é o namorado da Pipa (a gordinha setada) pelo visto vc não lia os gibid né?
    rs

  15. Ed

    achei válido, lindo! *-*

  16. Marcos

    Gostei muito da atitude do Maurício, e concordo com o Frank disse.
    O q sinceramente achei triste, é que diante deste avanço bacana numa revista para adolescentes, o autor do post acima nos auto-denigre resumindo nós a um gosto musical e nos auto-denigre nos xoxando com essas de “morder a fronha”….se nós mesmos formos nos auto-denigrir, daí acho que é bem merecido o preconceito social existente e também não acabaria,merecidamente. Ainda bem que existem pessoas como o Frank e eu..e também o Maurício, que mesmo não sendo gay, contribui a nosso favor mais que o autor deste texto.

  17. Rafael

    Mauricio de Sousa sempre se inspira em seus filhos para criar personagens. E esse personagem gay não é diferente!

  18. David

    Faço das palavras do Frank, minhas também! (Y)

  19. Marcelo

    Huahuahuahuaa… Verdade!
    ADNET total! Quando vi o desenho lembrei imediatamente! ^^

  20. Legal, principalmente vendo que os dois não são “duas”, ja que no mundo gay, sempre pensam que só porque é gay, precisam se portar como mulher e agir como tal.

    Né, autor do texto.

    Inclusive, não vejo problema nenhum intimidade e zoação entre amigos gays, mas se a gente não se respeita e nos ajudamos, como a gente vai ter forças pra aguentar piadas dentro de um onibus ou no meio da rua de desconhecidos, usando os mesmos termos que mtos usam aqui? [2]

    Concordo plenamente.

  21. emanuela

    MUIIIIITO LEGAL!

  22. getbox

    Olá!

    Adoreeeeeei o blog kkkkkkkkk
    sérião. favoritos NOW!

  23. Ei, cara…
    Muito bom o texto. Vou colocar no meu blog e citar o seu.

    Valeu!

  24. Pingback: Daniel Luiz » Blog Archive » Turma da Mônica ganha primeiro personagem gay

  25. ‘ Achei a cara do adnet hein [2] hahahaa.. curtìí essa õ/

  26. foreverx

    Não tenho dada contra homossexualismo, mas acho que induzir uma criança a ver isso em revista e achar normal é o cumulo da falta de bom senso…

    • Ricardo

      Sobre o comentário acima… Induzir? Pelo amor de Deus, né? E os inúmeros casais héteros nas histórias infantis? Não estariam induzindo também, partindo do seu “bom senso”? Acho o cúmulo da hipocrisia esse discurso: “Nada contra os gays, desde que as crianças sejam ensinadas desde pequenas que têm que ser heterossexuais”.

      A história não induz ninguém a ser gay, ela nos mostra que existem diferenças e que devem ser tratadas com respeito.

  27. Gustavo

    Achei digno [2]

  28. nycodemos

    Q coisa bizarra até em quadrinhos tem gazalas…
    e a kara dela parece q ta com ciumes da amizade da amiga….
    kkk

  29. Pαmεℓα ßεℓσmσ

    Se o assunto for tratado com maturidade não vejo oposição em se ter um personagem gay. Afinal, homossexualidade não é opção é uma realidade sentida e não conduzida.
    Muitas pessoas que são homossexuais possuem dificuldades em se posicionarem socialmente, com essa iniciativa de Maurício de Sousa creio que seja uma brecha de abordagem mais próxima e descente – sem escandalizar o assunto.

    Parabéns Maurício!

  30. acho deplorável,se eu for preso por isso,ok,mas não apoio e nem vou apoiar nada disso.

  31. franc1968

    Está na hora de eu cancelar a assinatura da Turma da Mônica que meus filhos têm… Esse papo politicamente correto já tá enchendo o saco!!!

  32. Muito bacana ainiciativa de colocar uma personagem “gay”. A pluralidade cultural e agora sexual está em alta nos quadrinhos.

  33. Caio

    Poxa.. justo Caio? hUKAHKAHuka..
    Gostei que não são duas bibonas, assim num dará impressão de que todo gay é assim!
    Muito Legal *-*

  34. Só falta agora, uma personagem lésbica. Mas acho que isso a dar margem a muito fanzine paralelo fazendo HQ pornô…

  35. Junior

    Jesus está voltando.

  36. Isso aqui não é papo “politicamente correto já tá enchendo o saco!!!” Franc1968. Isso é uma realidade.
    Você acha que se não comprar mais as revistas seus filhos não estarão em contato com homossexuais? Acha que isso os livrará de um fato consumado? Sejamos leais e verdadeiros conosco mesmo, existem homossexuais em todos, eu disse em todos os lugares! É mais do que preciso que as pessoas saibam respeitar isso e tratá-los dignamente como merecem.
    Eu mesma possuo muitos amigos assim e acredite meu caro, não é fácil estar na posição que eles estão onde toda uma sociedade julgadora os põe a baixo, os reduzem a pó.

    Apoio a abordagem coerente, sem escandalizar o assunto. Pois quando o homossexualismo é tratado com baixaria ngm merece mesmo. Mas quando o foco é compreender suas raízes e torná-las não tão obsoletas! É fazer verdade, é agir com dignidade!

    Homossexualismo é mais que um simples “gay” ou uma “lésbica”, são pessoas comuns que acordam, dormem, pagam suas contas e NÃO DEVEM NADA A SOCIEDADE ALGUMA.

    Que surja o personagem Caio!

    Aguardo ansiosa!

  37. Pingback: Top Posts « WordPress.com

  38. karlinhamenezes

    Put’s a turma da mônica é nossa disney brasileira, tem tantas mensagens subentendidas, já li algumas que são uma critica social, outras que são até meio enchiridinhas se vc for ver… mas amooo… axo q vai da malicia de cada um… e Mauricio faz de uma forma com q as crianças n percebam de cara… a Tina com um amigo gay é só mais um tema polêmico

  39. Pingback: Maurício de Sousa lança comunicado sobre personagem “gay” na revista da Tina « Cada um no seu Quadrinho

  40. Eu gostei ele não tem que assumi para os outros e sim para ele mesmo

  41. Depois de ler a página: confirmado! Morde a fronha mesmo o cidadão aí…

    Blz, Mauricio. Agora, providencie uma personagem lésbica.

  42. Realmente a cena é bem
    suspeita… Bem Mauricio já colocou personagens deficientes pode muito bem colocar personagens homosexuais,né?
    E concordo com karlinhamenezes,a Turma da Mônica tá cheia de mensagens subentendidas…Basta prestar atenção!

  43. tfsdesigner

    Realmente, tudo indica que sim!
    Não tenho nenhum tipo de precoceito, seja ele de qual classe for (social, racial, sexual, etc).
    Acredito que a discussão aberta sobre o assunto, seja extremamente positiva, desde que deixemos de lado os dogmas, os tabus e a hipocrisia!

    P.S.: Se alguém quiser fazer um intercâmbio de links entre nossos blogs, será um prazer!

    Um abraço à todos!

  44. Josiane

    Bem que podia surgir uma personagem jovem, bonita e bem feminina querendo namorar a Tina…Show

  45. Hermione granger

    axo legal a turma da monica ter seu primeiro personagem gay, assim podemos devagar qubrar barreirasde preconceito.
    naum tenhu nada contra os homossexuais, pelo contrario,tenhu amigos gays, mas fiko pensando nas crianças…embora turma da monica jovem seja feita para “adolescentes” há crianças que leem as historias… será que elas vão entender oq esta acontecendo ? …. Porém talvez isso seja bom pra elas assim elas (as crianças) vão aprendendo que todos são pessoas independente da opção sexual.
    concordo tbm com oq mtos estão dizendo, axo q a Tina e a Pipa tinham q mudarum poukinhu… afinal todos cresceram so eles q continuam a msma coisa…talvez se ela envelhecesse um poukinhu? naum fikar velha mas mudar um pouco seria bom.

  46. Eron

    Gostei muito da atitude do Maurício, e concordo com o Frank disse.
    O q sinceramente achei triste, é que diante deste avanço bacana numa revista para adolescentes, o autor do post acima nos auto-denigre resumindo nós a um gosto musical e nos auto-denigre nos xoxando com essas de “morder a fronha”….se nós mesmos formos nos auto-denigrir, daí acho que é bem merecido o preconceito social existente e também não acabaria,merecidamente. Ainda bem que existem pessoas como o Frank e eu..e também o Maurício, que mesmo não sendo gay, contribui a nosso favor mais que o autor deste texto. [2]

    O cara que fez o post dessa notícia é um puto de um preconceituoso! Deveria se sentir envergonhado cara!
    Vai ser ignorante assim lá no inferno.

  47. Bismak

    sua homofobia deveria ser tratada, com boa educação. falow

  48. Ricardo

    Sobre a história, pela página lida, parece que fica bem claro que o personagem é gay.
    Muito bom! Parabéns à turma da Mônica por essa corajosa atitude contra o preconceito.

  49. anônimo

    pra mim tanto faz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s