Evento discute as adaptações literárias em quadrinhos e quadrinhos históricos

Momento agenda cultural Cada um no seu quadrinho:

Acontece neste sábado, dia 16, a primeira edição do HQ em Pauta – Encontro de Profissionais e Leitores de Histórias em Quadrinhos, evento que terá entre suas atividades exibição de documentário, exposição, palestra, mesa-redonda, bate-papo com autores e sessões de autógrafos.
No centro do debate o seguinte tema:

A proliferação de quadrinhos com conteúdo histórico e com adaptações de obras literárias levanta questões que merecem um debate mais aprofundado. Se, por um lado, o poder público reconhece a importância deste tipo de leitura como material de apoio ao ensino – por meio de incentivos oficiais como o Programa Nacional Bibliotecas da Escola, do Ministério da Educação – por outro ainda há críticas de que os quadrinhos afastam os jovens leitores das obras originais.

O evento também marca o lançamento do segundo volume da coleção História do Brasil em Quadrinhos, com roteiro de Edson Rossatto e os artistas Laudo Ferreira Jr. e Omar Viñole.

Tudo isso na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, em São Paulo, das 11h às 19h – a biblioteca, apesar de um pouco desorganizada tem gibiteca e também possui programação com várias mostras de cinema. Confira abaixo a programação:

11h Exibição do documentário “Dom João Carioca”, produzido pelo canal Futura

12h30 Horário de almoço

13h30 Abertura da exposição “História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República – Bastidores e curiosidades históricas”

14h Palestra “Conteúdos históricos e adaptações de obras literárias para HQ ao longo do tempo”, com o editor Franco de Rosa

15h Mesa-redonda “Conteúdo histórico e literário: a nova identidade da HQ nacional?”, com o desenhista Spacca e o jornalista Paulo Ramos, sob mediação do jornalista Jota Silvestre

16h30 Os bastidores da HQ “História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República”, com o roteirista Edson Rossatto, o desenhista Laudo e o colorista Omar Viñole

18h Sessão de autógrafos: “História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República, Dom João Carioca”, “História do Brasil em Quadrinhos: Independência”, “Debret em viagem Histórica e Quadrinhesca”, “Santô e os pais da aviação”, “Jubiabá”, “A leitura dos quadrinhos”, “Muito além dos quadrinhos”, “Quadrinhos na educação” e “Como usar as histórias em quadrinho na sala de aula”

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícia no seu quadrinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s