Quarto volume de Fábulas é publicado no Brasil

Quando li os primeiros volumes reunindo as primeiras edições da série Fábulas, da Vertigo,  publicados pela Devir e depois pela Pixel fiquei mais impressionado com a abordagem dada aos conhecidos contos de fada do que propriamente a trama escrita por Bill Willingham – isso e as estonteantes capas de cada revista.

Depois de um hiato, a série continua no Brasil, em janeiro, com a publicação do quarto volume pela Panini. Para os que desconhecem a série esse é um bom ponto de partida, já que a nova editora faz uma boa recapitulação no começo da revista – além de ter lançado um hotsite explicando o que o leitor perdeu.

Resuminho básico: no universo de Willingham as Fábulas viviam felizes em seu mundo encantado até serem atacadas por um inimigo desconhecido, chamado a partir daí de Adversário. Encurraladas, tiveram que fugir para o mundo real e passaram a viver em sua própria cidade no meio de Nova York. O resto é melhor ler nas revistas, até porque é mais divertido conhecer as mudanças feitas à personagens como o Lobo Mau, o Príncipe Encantado e a Cinderela – que depois acabou ganhando minissérie própria.

O volume traz a saga “A Marcha dos Soldados de Madeira”, em que uma personagem do mundo das Fábulas antes dada como morta retorna trazendo consigo a perigosa constatação de que o Adversário pode ter se infiltrado no mundo real.

Mais uma vez, o que vale não é nem tanto a trama – às vezes previsível – mas o roteiro de Willinghan – afiado, sarcástico – e a construção da personalidade dos personagens – todos são muito consistentes. A arte de Mark Buckinghan também é um ponto forte e a forma como diagrama os quadrinhos em uma página é um prazer à parte.

Posso dizer que depois dessa edição virei fã da série. O único ponto fraco da edição é seu preço salgado – você tem R$ 33 dando mole na carteira? –, mas ainda prefiro que a Panini continue publicando a série em volumes.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Resenha no seu quadrinho

Uma resposta para “Quarto volume de Fábulas é publicado no Brasil

  1. Leonardo

    Pô Panini, 33 reaish? É a grana da buatchy, caramba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s