Resenha no seu quadrinho: Frango com ameixas

Até quem não é fã de quadrinhos conhece o nome Marjane Satrapi, por terem lido sua fantástica autobiografia em quadrinhos “Persépolis”, ou por terem assistido sua versão animada, que chegou a concorrer ao Oscar em 2008.

“Frango com ameixas” foi a segunda obra de Marjane a ser lançada aqui no Brasil e conta a história do músico Nasser Ali, tio-avô da autora, que um dia, por não encontrar um tar (um instrumento musical de cordas) perfeito, decide morrer.

Ela se desenvolve mostrando o que se passa pela cabeça do homem nos oitos dias que precedem sua morte – calma gente, isso não é spoiler! Sua morte acontece logo no começo. O interessante é descobrir sua relação com sua família, seus desejos e o motivo por trás da sua decisão, o que Marjane relata com traços simples, um humor lúgubre e sincero, que é uma marca sua.

Outro fator interessante das obras da artista iraniana são as curiosidades sobre a cultura do seu país e sua história. As obras de Marjane têm um grande foco em suas lembranças familiares, o que torna tudo muito acolhedor e identificável – por isso tantas pessoas acabam tendo contato com seu trabalho.

O fim é mais triste e desolador do que o começo da graphic novel – e olha que o enterro do protagonista acontece logo nas primeiras páginas – e deixa o leitor refletindo muito sobre amor, obrigações e tradições e as coisas que os olhos deixam de perceber.

Recomendo a obra e  óculos escuros para os mais sensíveis que terminam a história em um lugar público e precisam esconder uma lágrima furtiva.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Resenha no seu quadrinho

Uma resposta para “Resenha no seu quadrinho: Frango com ameixas

  1. Pingback: Resenha no seu quadrinho: Bordados « Cada um no seu Quadrinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s